DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA (DFAF)
Secretaria
Apresentação
Apresentação
O Departamento de Filosofia (DFAF) atende os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, tanto na modalidade diurna quanto noturna, e os cursos de Serviço Social, Ciências Sociais, Ciências Econômicas e Psicologia. O corpo docente também está envolvido no Programa de Pós-Graduação em Filosofia, em nível de mestrado e doutorado, e cumpre o seu papel crítico e formador na vida dos/as alunos/as, da universidade e da sociedade como um todo. Além disso, todos e todas, de modo interdisciplinar, visam a reflexão crítica sobre a realidade por meio dos instrumentos típicos da reflexão filosófica.
O DFAF conta com professores e professoras extremamente qualificados/as e engajados/as em diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão, bem como capazes de ministrar disciplinas técnico-científicas, didático-pedagógicas e disciplinas de natureza flexível. O corpo docente promove uma formação voltada para o ensino e para a pesquisa a partir de textos clássicos e originais dos filósofos, das atividades de pesquisa específicas, estruturadas segundo níveis de exigência, estimulando a formação de habilidades inerentes à atuação na área de filosofia. Além da formação no curso de Filosofia – Bacharelado, voltado para pesquisa e inserção no contexto da pós-graduação, os/as docentes ministram aulas na Licenciatura, preocupando-se com a formação de professores para o exercício do Magistério de Filosofia no Ensino Médio. Ademais, envolvem-se em atividades voltadas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e ao Programa de Residência Pedagógica (RP), que tem por objetivo a melhoria da qualidade da Educação Básica Pública Brasileira.
Dentre os temas de interesse, destacam-se as reflexões sobre a ética nas diferentes áreas do conhecimento, hermenêutica, epistemologia, metafísica, metafísica da memória, linguagem, lógica, cognição, ceticismo, religião, filosofia das emoções, afetividade, gênero, maternidade, mulheres na filosofia, teorias da justiça, relação entre desigualdades sociais e saúde. Para tanto, os/as docentes fomentam a pesquisa e a produção bibliográfica, com participação de discentes da graduação e da pós-graduação, nos grupos, como o Grupo de Estudos em Metafísica, Epistemologia, Linguagem e Lógica (GEMELL), o Grupo de Pesquisa em Ética e Ética Aplicada (GPEEA) e Centro de Estudos Integrados Fenomenologia e Hermenêutica II (CEIFH II). Além da atuação nos grupos de pesquisa e nos núcleos de estudo, os/as docentes se envolvem na organização de eventos e publicação de livros, contribuindo dialogicamente em discussões atuais.
A filosofia, por fim, pode ser aplicada em todos os campos do saber e em todas as dimensões da vida humana. Ela pode ser apresentada como uma busca racional de verdades fundamentais, como uma busca de compreensão e sentido, como uma investigação dos princípios e dos valores importantes para o agir humano.